sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Monitoramento do rio das Pedras na cachoeira da Fazendinha

   Na quarta-feira dia 18 de setembro, fizemos à tarde (no horário do projeto "Novos caminhos da escola") - eu, Prof. Raphael e 11 alunos - uma pequena trilha até a cachoeira da Fazendinha (no início da trilha das ruínas do casarão), um trecho da antiga estrada do rio das Pedras que atravessa um fragmento de Mata Atlântica da A. P. A. (Área de Proteção Ambiental) do Engenho Pequeno. Neste local, uma antiga barragem forma uma pequena queda d'água num afloramento de rochas, e o rio corre um pequeno trecho encaixado entre elas formando pequeninas piscinas naturais, entre os morros da fazendinha (Niterói) e do Castro (São Gonçalo) - o rio faz a divisa dos municípios. Mesmo situado no meio da floresta, este local encontra-se atualmente bastante degradado, com muito lixo depositado no leito do rio e em suas margens, trazido pela correnteza nas chuvas mais fortes. Apesar da poluição, o monitoramento da água com o kit-teste do WWMC (World Water Monitoring Challenge) - programa educacional mundial que promove a conscientização do uso da água do planeta - demonstrou que a sua qualidade não é tão ruim quanto aparenta:
- Temperatura do ar: 25ºC.
- Turbidez (medida de claridade relativa da água): entre 40 e 100 JTU (Unidade de Turvação de Jackson).
- Temperatura da água: 22ºC.
- OD (oxigênio dissolvido - importante para a preservação dos ecossistemas aquáticos): 4 PPM (partes por milhão) - percentagem de saturação: 46.
- pH (potencial de hidrogênio - medida de acidez ou basicidade da água): 7 (a maioria da fauna aquática prefere uma faixa de 6,5 a 8).
   No entanto, enquanto não houver saneamento básico (rede de esgoto) no Morro do Castro, fica difícil recuperar o rio e impossível o banho de cachoeira.
   As fotos abaixo são de Everaldo Cruz (7B).


.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...